"Portugal, pelo seu clima e pela natureza do solo, é, fora um ou outro raro lugar, o país da árvore". Agostinho da Silva

Grandes, pequenas, formosas, circunspectas, imponentes ou frágeis. Dão, sem pedir nada. E são, simplesmente. Respiram, respiram-nos e fazem respirar. Amam, amam-nos e fazem-nos amar. Conta-se que um jovem cavaleiro cansado de travar batalhas infindáveis e de desfecho previsível refugiava-se na floresta. As árvores ouviam-no pacientemente e um dia decidiram falar-lhe. Amai-vos uns aos Outros Como Nós Vos Amamos. Tomado de assalto pela revelação, o cavaleiro decidiu ali mesmo abandonar a carreira militar e dedicar-se a uma vida nova de aprendizagem com aquelas árvores sagradas. Estamos certos de que todos teremos muito a aprender com o mistério das Árvores do Amor. A nossa mensagem também é simples. Amar-vores uns aos Outros. Como Elas vos Amam. Parece fácil. E é.

AVISO: Este site encontra-se permanentemente em construção.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

O coração da Serra da Estrela numa encosta de Carvalhos (Quercus coccifera) em São Gabriel, Manteigas.

 
FENÓMENOS DA NATUREZA NA SERRA DA ESTRELA, PORTUGAL
 
CORAÇÃO DE ÁRVORES E LAGARTO DE PEDRA EM MANTEIGAS
 
Quando alguém disser que esteve no coração da Serra da Estrela já não se trata de uma figura de estilo. Uma configuração com esta forma, a rondar os 370 metros de altura e 180 de largura, constituída por algumas dezenas de carvalhos foi recentemente descoberta pelo fotógrafo português Zito Colaço. As árvores encontram-se localizadas na encosta de São Gabriel, em Manteigas e quem quiser observar este fenómeno natural poderá fazê-lo a partir do miradouro das moitas perto do Poço do Inferno. Os caprichos criativos da mãe natureza não ficam por aqui, já que um lagarto em forma de pedra, situado atrás do miradouro apresenta-se como uma espécie de guarda oficial do coração. Foi à beira da estrada que serpenteia a serra que Zito Colaço fez mais esta descoberta durante um trabalho de recolha e investigação para os livros Árvores do Amor – As Árvores Misteriosas de Portugal e Pedras do Amor - As Pedras Misteriosas de Portugal.

Fotografia Susana Sénica
Texto Nuno Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário